Converse diretamente com a serventia
Clique aqui

Notícias sobre o poder judiciário, seus direitos e tudo que envolvem leis e resoluções que garantam serviço e qualidade para todo cidadão brasileiro. Acompanhe sempre uma nova notícia, aqui em nosso website.

A proposta já foi aprovada pelos senadores; e agora está sendo discutida na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 2269/22, já aprovado pelo Senado, permite que certidões de nascimento sejam emitidas sem a necessidade de comprovar o estado civil dos pais. A ideia é diminuir a burocracia para o registro civil das crianças.

O texto, agora em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Registros Públicos. Atualmente, os pais que não são casados ou vivem em regime de união estável devem comparecer ao cartório e comprovar o estado civil.

“Com a mudança, bastará que eles se apresentem como pai e mãe biológicos da criança nascida viva, assegurando ao bebê o principal documento para exercício da cidadania”, defendeu o autor da proposta, o ex-senador Luiz Pastore (ES).

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto, já aprovado pelo Senado, também terá de ser aprovado pela Câmara.

Fonte: Anoreg/PA
https://cartoriosdopara.com.br/projeto-dispensa-comprovacao-do-estado-civil-dos-pais-na-certidao-de-nascimento/